Fortnite – Criminosos estão usando jogo para lavar dinheiro!

Capa da Publicação

Fortnite – Criminosos estão usando jogo para lavar dinheiro!

Por Raphael Martins

Na cena final de Batman Begins, o comissário Gordon fala ao Cavaleiro das Trevas sobre como os criminosos sempre encontram um jeito de se adaptar às diferentes situações para continuar cometendo crimes, como numa “escalada”. E o que acontece quando algum espertinho vê a oportunidade de lavar dinheiro sujo com games? 

É que anda acontecendo em Fortnite, um dos jogos online mais populares e jogados dos últimos tempos, que agora se tornou alvo de criminosos tentando lavar dinheiro. De acordo com o site Variety, o esquema funciona assim: um vendedor cria uma nova conta através da Epic Games, a desenvolvedora do jogo. O Ladrão então usa um cartão de crédito obtido de maneira ilegal para comprar o máximo de upgrades possíveis para aquela conta, incluindo cosméticos de edição limitada e skins procuradas, antes de vender a conta em uma plataforma como o Ebay. A listagem geralmente está na faixa de 25 dólares, enquanto a conta pode ter mais de 100 dólares em moeda virtual e atualizações anexadas a ela. Uma vez que as credenciais da conta são vendidas a um comprador involuntário, os criminosos podem lucrar 25 dólares por conta através de serviços como o PayPal, e aí deixam o cartão de crédito roubado para trás.

Os fatores que fizeram do jogo um alvo em potencial para transações ilegais são variados, mas a disputa por itens de edição limitada combinados com o crescimento da popularidade das moedas eletrônicas estão entre eles. A Epic Games, que lançou Fortnite em 2017, já havia denunciado a pratica de comprar e vender contas e está monitorando a situação com cuidado. O jogo conquistou 125 milhões de jogadores em um ano de existência, lucrando centenas de milhões de dólares por mês.

Enquanto isso, a Epic Games garante que continua a testar seus sistemas para prevenir vulnerabilidades e transações criminosas, encorajando os jogadores a jogar com um grau considerável de cautela para evitar comprar contas ou outros materiais do jogo de vendedores “de fora”, o que é contra a política do jogo e pode resultar em conta suspensa.

Confira nossa galeria de Fortnite:

Fortnite Battle Royale está disponível para PC, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation 4 mobile. 

Fonte: CBR

Imagem de perfil
sobre o autor Raphael Martins

Redator, apresentador e roteirista. Gosto de longas caminhadas na praia, Star Wars, tokusatsu, anime e filé com batata frita. Deixo as pessoas constrangidas. Você pode trocar uma ideia comigo no Twitter: @aqueleraphael