Capa da Publicação

Coringa – Joaquin Phoenix fala sobre a possibilidade do filme incentivar tiroteios!

Por Gus Fiaux

Coringa está em cartaz nos cinemas e já se tornou um grande sucesso para a Warner. Além de ser a maior bilheteria do estúdio neste ano, o longa também se tornou o filme de super-heróis mais lucrativo de todos os tempos, perto de alcançar a marca de 1 bilhão de dólares neste fim de semana.

No entanto, o longa não escapou das polêmicas e controvérsias na época de seu lançamento. Muitos estavam preocupados que o longa pudesse causar reações negativas, chegando a tiroteios e massacres durante as exibições do filme.

Muitos jornalistas chegaram a questionar os envolvidos na produção sobre essa polêmica, o que resultou em comentários ainda mais controversos. Recentemente, Joaquin Phoenix falou sobre o assunto em uma entrevista ao Los Angeles Times, onde explicou até mesmo por que abandonou uma coletiva de imprensa ao ser perguntado sobre a controvérsia do filme:

“Foi uma posição esquisita para se estar, porque eu pensei: ‘Bem, eu não posso comentar sobre isso, porque essa é a coisa que é potencialmente uma parte do problema – isso é precisamente o que você não deveria fazer.’ Então, de repente pareceu que eu estava sendo evasivo e tentando evitar esse tópico porque me fazia desconfortável. Mas, na verdade, eu estava pensando: ‘Isso é justamente a coisa que deixaria animada esse tipo de personalidade’.”

Em outras palavras, Phoenix achava que, se comentasse sobre esse assunto, geraria justamente a repercussão negativa que poderia causar esse tipo de atrocidade. Então, em vez de falar sobre a polêmica, ele preferiu abafá-la durante a campanha de promoção do filme.

Apesar de algumas polêmicas e casos isolados aqui e acolá, Coringa não gerou nenhuma tragédia por parte do público. Na verdade, o personagem foi ressignificado, e está sendo utilizado como um símbolo de protesto em diversos países, incluindo o Chile e Hong Kong.

Na galeria abaixo, fique com imagens do longa:

Coringa está em cartaz nos cinemas.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux