Capitã Marvel – Diretora explica porque inseriu diálogo sobre o “sorriso” da heroína!

Capa da Publicação

Capitã Marvel – Diretora explica porque inseriu diálogo sobre o “sorriso” da heroína!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Capitã Marvel está em cartaz nos cinemas e é um estrondo de bilheteria. Trata-se do primeiro filme solo protagonizado por uma heroína na franquia – e acabou recebendo um grande hate na internet por questões sociopolíticas. Uma das maiores perseguições foi com Brie Larson, a estrela do longa, que “não sorria o suficiente” nos trailers e no material promocional.

Isso acabou ganhando um contorno maior no próprio filme, já que há uma cena em que a heroína encontra um motoqueiro, que pede que ela sorria. A cena foi gravada muito antes das polêmicas acontecerem, e Larson a descreveu como parte da “experiência feminina”. Agora, em uma entrevista ao Empire Film Podcast, a diretora Anna Boden revelou como a cena foi pensada e qual seu papel no longa:

“Nós queríamos abraçar tudo que a Carol era, e eu acho que era importante ver algumas coisas através de seus olhos. Sabe, eu estava em um painel com Brie [Larson] e alguém perguntou sobre essa cena. E parte do motivo pelo qual ela foi escrita desse jeito é porque essa é a experiência feminina o tempo inteiro. É tipo, escrever um diálogo. E as mulheres o tempo todo escutam isso e Brie disse que ela teve conversas com alguns homens que não percebem que fazem isso. Eles nem mesmo percebem que ‘eita, isso é algo que mulheres tem que ouvir todas as vezes?’ É como se fosse uma surpresa para eles. Mas se você falar com qualquer mulher, ela vai dizer que isso já aconteceu inúmeras vezes. Então, ter a experiência feminina como parte do que estamos explorando nas telonas e ter isso como parte da conversa é algo que eu sinto que era importante. Mais do que isso, a ideia de ver outra pessoa dizendo a ela como ela deve ser.”

De fato, o filme acabou passando por muitas controvérsias. A questão do sorriso foi elaborada por várias atrizes e pela co-diretora em diversas entrevistas, que explicaram como esse ideal nocivo que mulheres “devem ser simpáticas e devem sempre sorrir” é algo culturalmente enraizado – e por conta disso, o filme por si só consegue subverter essa noção.

De um jeito ou de outro, Capitã Marvel tem superado todas as expectativas. O longa alcançou US$ 760 milhões no último final de semana, e está em uma corrida para atingir a gloriosa marca de 1 bilhão de dólares arrecadados. Por enquanto, é o maior filme de 2019, provando que Carol Danvers não precisa necessariamente esboçar um sorriso para mostrar o seu valor.

Confira algumas artes conceituais do longa na galeria abaixo:

Capitã Marvel está em cartaz nos cinemas.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux