Black Mirror: Bandersnatch – Filme da Netflix está sendo processado!
Deu ruim?
Em Black Mirror: Bandersnatch, o espectador se torna parte crucial da história, sendo confrontado por decisões que decidirão o rumo de tudo o que ele verá na tela, o que pode levar a diferentes situações e finais. Este conceito não é exatamente novo, já foi usado antes em games, programas de TV e livros.
E foi justamente uma editora americana que nesta semana entrou com um processo contra a Netflix por violação de direitos autorais, pelo uso da frase “Choose Your Own Adventure”, ou “Escolha sua própria aventura”, em português. O processo veio da editora Chooseco, famosa em terras americanas há décadas por uma série de livros com este nome, onde o leitor decide o que acontece com a história e como ela termina.
A Chooseco diz que a Netflix infringiu sua marca registrada com Black Mirror: Bandersnatch, cujo protagonista, um jovem programador chamado Stefan, trabalha para criar um jogo de computador inspirado por um livro de “Choose your own adventure”, que ele ganhou quando criança. A editora também diz que registrou o uso da frase em filmes, livros e outras formas de mídia. A Twentieth Century Fox atualmente tem os direitos para uma adaptação da série de livros, o que pode ou não acontecer.
A Netflix havia entrado em negociações com a Chooseco em 2016 para licenciar a frase para ser usada em filmes e desenhos interativos, de acordo com o processo, mas até o momento, o serviço de streaming não possui essa licença.
Em um trecho do processo, a editora alega:
“A Netflix usou intencionalmente a famosa marca da Chooseco para se beneficiar das associações positivas com – e para efeito de nostalgia – a marca por adultos que leram a série quando jovens.”
A Chooseco diz que o uso do termo feito em Bandersnatch criou confusão entre os consumidores e prejudicou a marca, o que justificou o ato de processar o serviço de streaming. E vocês, o que acham dessa treta toda? Deixem sua opinião nos nosso comentários!
Confira também a nossa crítica do filme interativo abaixo:
Black Mirror: Bandersnatch está disponível na Netflix.
Fonte: Deadline