Capa da Publicação

Batman – Steven Seagal foi considerado para interpretar o herói nos cinemas!

Por Gus Fiaux

Atualmente, o Cavaleiro das Trevas está no domínio do Universo Estendido da DC Comics. Mas três décadas atrás, os estúdios sequer concebiam essa ideia. Foi assim que Tim Burton desenvolveu o primeiro longa cinematográfico do Batman (1989), que trouxe Michael Keaton no papel de Bruce Wayne. No entanto, por pouco o ator não teria sido escolhido para o personagem.

Em uma entrevista ao SYFY Wire, o roteirista do filme original, Sam Hamm, disse que a Warner Bros. considerou várias vezes dar o papel do herói a um astro de ação, já que o estúdio queria muito alguém que pudesse realmente encarnar o Batman. No entanto, eles não pensavam em quem seria uma boa escolha para o papel de Bruce:

“Havia muitas pessoas na Warner Bros. que queriam fazer o filme com um astro de ação. Eles queriam apenas escalar o Batman, em vez de também escalar Bruce Wayne. Você precisa fazer com que Bruce funcione, porque o Batman vai – na maioria das vezes – ser vivido por um dublê, ou alguém correndo em um traje durante uma longa gravação. Você não precisa de um expert em artes marciais ou, digamos, Steven Seagal ou alguém do tipo, porque você pode forjar esse tipo de cena. Seagal foi um dos que nos sugeriram.”

Ele continuou, falando que o astro de franquias como Força em Alerta Machete chegou a ser considerado para o papel pelo estúdio, no entanto, nem chegou a fazer um teste de elenco. Hamm declara que a ideia de colocá-lo no papel surgiu de sua popularidade na época:

“Acredite ou não, ele tinha acabado de surgir, e as pessoas pensaram: ‘caramba, esse cara é f*da! Ele poderia ser o Batman!’ Eu acho que ele nunca chegou a ler o roteiro ou fazer audições. Mas ele foi um dos nomes que foi considerado.”

Felizmente, o papel acabou indo para as mãos de Michael Keaton, que se tornou um dos favoritos dos fãs. Seus dois filmes dirigidos por Tim Burton foram um sucesso e apresentaram personagens das HQs como a Mulher-Gato, o Pinguim e o Coringa. Infelizmente, a franquia continuou nas mãos de Joel Schumacher, que destruiu tudo que Burton havia construído.

 

Na galeria abaixo, fique com imagens de Batman: O Retorno, o segundo filme do herói por Tim Burton:

Batman está disponível em DVD e Blu-Ray.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux