Capa da Publicação

Pokémon – Artista diz que os animes deveriam se inspirar na Marvel e na Disney!

Por Gus Fiaux

Não é surpresa para ninguém que a Disney e a Marvel estejam dominando o mundo – basta dar uma olhada no lucro mundial de seu mais recente lançamento, Vingadores: Ultimato. Por conta disso, muitos querem seguir à risca esse modelo de fazer filme, especialmente por motivos comerciais. Mas os animes seguem firmes e fortes, nadando na corrente contrária.

Contudo, recentemente, a artista Keiko Moritsugu, que já trabalhou em diversos jogos e na série animada de Pokémon, disse – em seu Twitter – que a mídia oriental podia tomar notas dos filmes ocidentais. De acordo com ela, os animes poderiam ter mais temáticas sociais e relevantes, da mesma forma que a Disney e a Marvel têm feito com seus filmes nos Estados Unidos:

“A qualidade dos filmes da Disney e da Marvel só melhora todos os anos, e o motivo por trás disso é que eles trabalham questões sociais em seus roteiros. A animação japonesa se tornou incapaz de fazer isso. A metodologia ao fazer um anime é: ‘Se colocarmos algo sexy no meio, podemos iludir e fazer um otaku comprar, certo?'”

Ela ainda trouxe o exemplo de Zootopia, um grande sucesso recente da Disney que lida com temas sociais de uma forma muito lúdica, convidando todos ao debate sobre preconceito e intolerância. Ao mesmo tempo, ela disse que se um filme desse tipo fosse feito no Japão, ele seria imediatamente rechaçado:

“Atualmente, se você fizer um filme como ‘Zootopia’ no Japão, acho que as pessoas ficariam todas revoltadas na internet, dizendo coisas como: ‘matem as feministas!’ e ‘espere, esse filme só foi feito para agradar minorias.’ Mas não há nada de errado com isso. Isso mostra o quanto um filme possui relevância social.”

Por mais polêmicos que sejam os comentários de Moritsugu, ela tem sua dose de razão. Nos últimos anos, muitos animes tem sido criticados por sua visão superficial do mundo, entregando apenas uma diversão escapista – e não que haja nada de errado com isso. Contudo, vai ser difícil agradar os otakus dizendo que animes devem ser como filmes da Marvel ou da Disney…

Na galeria a seguir, fique com imagens de Detetive Pikachu:

Detetive Pikachu está em cartaz nos cinemas.

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux