Star Wars: Os Últimos Jedi – Ator defende o humor do filme!

Capa da Publicação

Star Wars: Os Últimos Jedi – Ator defende o humor do filme!

Por Gus Fiaux

Embora já tenhamos tido filmes muito piores na história da franquia, nenhum outro conseguiu atingir o nível de polêmica e controvérsia que Star Wars: Os Últimos Jedi. Lançado em dezembro do ano passado, o longa deixou muitos fãs divididos por diversos elementos novos, decisões tomadas com alguns personagens e, em destaque, o uso “exagerado” de comédia e humor.

No entanto, isso não incomodou muito o elenco do próprio filme. Alguns atores já haviam se manifestado em favor da comédia da trama, e agora foi a vez de Domhnall Gleeson, que interpreta o caricato General Hux, um dos líderes táticos da Primeira Ordem. 

Durante uma aparição no Happy Sad Confused Podcast do Stitcher, o ator falou um pouco sobre a história, e sobre como as expectativas dos fãs podem ter sido o principal motivo pela grande controvérsia em torno do filme. Ele também disse que o uso do humor serviu para subverter essas expectativas e dar algo diferente ao público:

“Se você espera que o filme seja de um jeito, e não é desse jeito, você ficará desapontado. Você não pode decidir como não ficar desapontado. Se você está desapontado, você simplesmente está. Eu apenas… acho que é melhor mudar as coisas um pouco do que permanecer na mesma trama toda vez.”

Por fim, Gleeson também defendeu o diretor Rian Johnson, dizendo que ele precisava ter sua própria voz e construir seu próprio filme, mesmo dentro de uma grande franquia como Star Wars:

“E eu acho que Rian [Johnson] teve um tremendo respeito por tudo que veio antes, mas também teve que fazer sua própria coisa. E eu acho que, sendo um cineasta, seria tolice não deixar ele fazer sua própria coisa.”

Certamente há razão nas falas do ator. Criou-se um mito muito grande de que os diretores precisam submeter-se à vontade maior dos universos cinematográficos nos quais trabalham, mas isso não apenas é limitante para os profissionais como também dá um poder perigoso para os estúdios. Ainda assim, as decisões em torno de Os Últimos Jedi parecem estar sendo contestadas com razão.

Abaixo, confira algumas imagens e artes do filme: