Capa da Publicação

Pantera Negra – Diretor dá detalhes sobre o final original do filme!

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Um dos filmes de super-heróis mais elogiados de todos os tempos, Pantera Negra surpreendeu por sua grande consciência política e pelo impacto social de sua história. Ao final do filme, vemos a nação de Wakanda abrindo seus horizontes e passando a ajudar novos países. Em uma das cenas pós-créditos, T’Challa faz um discurso na ONU, anunciando uma nova era para sua nação. Contudo, durante muito tempo, essa cena estava inserida no próprio filme.

Recentemente, o diretor Ryan Coogler foi convidado a falar no podcast de cinema da revista Empire, onde comentou sobre o final original do longa, que incorporaria a primeira cena pós-crédito:

“Nós tentamos várias maneiras de encerrar o filme. Discutimos várias vezes sobre a cena das Nações Unidas, e tivemos uma versão onde a cena na ONU vinha antes da cena final em Oakland. Mas nós realmente nos decidimos sobre como gostaríamos que o filme acabasse, e voltou a essa simetria, onde buscamos a versão mais comovente. E é por isso que estávamos nos perguntando: ‘Quem está mais comovido? Aquele garoto ou o povo na reunião das Nações Unidas?’ Quem está mais conectado com T’Challa?

No corte exibido nos cinemas, o filme acaba com o herói indo a Oakland, na Califórnia (a terra natal de Coogler, e onde o filme começa), e inaugurando o centro de tecnologia de Wakanda nos Estados Unidos. Ao fim, uma criança vê T’Challa e começa a conversar com ele. O diretor também falou como esse momento em especial foi importante para ele próprio:

“Como criança, quando você vê alguém que parece com uma versão adulta sua fazendo algo incrível, é tipo: ‘E aí?’ E aquela cena foi como esse momento… Fomos com uma emoção menos destilada, e a cena na ONU faz mais sentido para o futuro que Wakanda pode ter nesse universo.”

Abaixo, veja um incrível pôster em IMAX do filme, além de fotos dos bastidores, artes conceituais e material promocional:

Pantera Negra está em cartaz nos cinemas!

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux