Capa da Publicação

Stranger Things 2 – Criadores da série falam sobre a referência a IT: A Coisa!

Por Gus Fiaux

A nostalgia está na moda, e Stranger Things prova isso desde o ano passado. A série têm conquistado um público bem variado, principalmente devido ao seu aspecto saudosista, relembrando bem a década de 80. Ao mesmo tempo, isso tem incentivado outras produções similares, como foi o caso de IT: A Coisa nesse ano. Filme baseado na obra de Stephen King, ele conta a jornada de um grupo de crianças apavoradas por um palhaço assassino.

Curiosamente, os Irmãos Duffer, criadores da série de sucesso da Netflix, não perderam a chance de traçar uma referência nessa temporada. Além da participação do ator Finn Wolfhard – que já apareceu também no longa -, em dado momento da segunda temporada, o novo namorado de Joyce, Bob conversa com Will, e fala como era assombrado por um palhaço chamado Sr. Baldo em sua infância. Além disso, ele também era um morador do Maine na década de 50, mesmo local e época onde se passa a primeira parte do livro de King.

O co-criador da série, Matt Duffer chegou a confirmar que isso foi intencional, e fazia parte de sua experiência pessoal e seu medo de palhaços:

“Bem, eu e [Ross] temos problemas com palhaços. Eu tive minha vida inteira. Quando eu era pequeno e via palhaços em festas, era bem problemático para mim. Então em 1990, quando a minissérie IT: Uma Obra-Prima do Medo foi lançada, nós vimos e a atuação de Tim Curry realmente me desgraçou. Foi uma das primeiras coisas de horror que eu vi, e eu nunca tinha visto nada do Stephen King antes. Por ser minha primeira experiência com ele, foi um grande ponto da minha vida. Foram mais ou menos duas semanas sem dormir por conta disso. Então acho que a história de Bob foi mais sobre eu descrevendo algo que me assustava.”

Além disso, Matt afirma que a maior intenção dos dois era fazer uma homenagem a Stephen King, que influenciou boa parte da narrativa de Stranger Things desde sua primeira temporada:

“Eu tenho certeza que dissemos: ‘Seria fofo se Bob sugerisse morar no Maine, bem perto de Stephen King’. King existe nesse universo. Alguns personagens já leram obras de Stephen King. Mas Bob definitivamente não lê Stephen King. Ele não está nem interessado pois ele odeia esse tipo de história.”

Abaixo, confira também imagens da segunda temporada da série:

Stranger Things 2 está disponível na Netflix.

Fonte: Vulture

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux