Capa da Publicação

Antigo Editor-Chefe da Marvel não está feliz com o atual rumo da editora!

Por Mike Sant'Anna

Enquanto a Marvel encontra seu melhor momento nos cinemas, emplacando sucesso de bilheteria um atrás do outro, nos quadrinhos a editora vem encontrando uma certa tribulação com seus fãs. Principalmente por conta de algumas decisões editoriais meio controversas, que fizeram o público torcer o nariz para a empresa, e parece que tem gente grande que concorda com essa parcela do público.

O ex-Editor Chefe da Marvel, Joe Shooter, resolveu expressar sua insatisfação com o rumo que a editora vem tomando, principalmente após transformar o Capitão América em um nazista:

“Eu acho que eles esqueceram o negócio em que estão. Eu acho que tem muito talento brilhante lá fora – se você simplesmente passar o olho nos quadrinhos, as imagens são incríveis. Às vezes eles não contam a história tão bem quanto deveriam, às vezes eles estão realmente projetando páginas para vender em lugares como este [uma convenção de quadrinhos], e não realmente pensando sobre a melhor maneira de contar uma história. Na escrita, não posso falar muito sobre a escrita. Vocês têm caras brilhantes como Mark Waid, que fará algo  ótimo, mas muito do material é o que eles chamam de narrativa descomprimida …”

Joe ainda usou um filme da DC Comics para mostrar o que a Marvel deveria fazer quando decide atualizar e modernizar um personagem clássico dos quadrinhos:

“Acabei de ver o filme da Mulher-Maravilha – foi bom, gostei. E ouvi as pessoas dizerem:  ‘Bem. Não é a Mulher-Maravilha original’. O ponto é esse. Se você sair e pedir 1.000 pessoas para lhe contar tudo o que sabem sobre o Superman, você ouvirá as mesmas coisas – Planeta Diário, Lois Lane, Clark Kent, bla bla. Você nunca vai ouvir sobre Mister Mxyzptlk ou até mesmo a Fortaleza da Solidão. Qualquer coisa que as mil pessoas dizem – mantenha isso, não mexa com isso. Qualquer coisa que 1000 não dizem, você ganha um pouco de flexibilidade. Mulher-Maravilha foi criada durante a guerra, então ela tem o vermelho, Branco e azul com as estrelas, sabe? Ninguém se preocupa com isso. Quando você pergunta às pessoas sobre Mulher-Maravilha, você tem sorte se eles vierem com Amazonas. Então eles fizeram algumas mudanças graciosas e estava tudo bem.”

Foram realmente palavras muito sábias sobre como manter a essência de um personagem. Uma coisa que a Marvel está renovando é a equipe dos X-Men, que você pode conferir logo abaixo:

Fonte: CBM

Imagem de perfil
sobre o autor Mike Sant'Anna

Eu sou o melhor no que eu faço, mas o que eu faço... É bem retardado.