Capa da Publicação

Guerra Civil – Piadas sobre o Pantera Negra em revista causam polêmica!

Por Gus Fiaux

Uma surpresa positiva para os fãs, a EW dessa semana terá uma matéria completa de Guerra Civil. Porém, muitos fãs e grupos que admiram a figura representativa do Pantera Negra ficaram insatisfeitos com o tratamento dado a ele. Em especial, em dois segmentos: o primeiro sendo a onomatopeia de miado na capa e a segunda uma citação dentro da matéria que dizia o seguinte:

“A Marvel introduz o PANTERA NEGRA. Ele é alto, poderoso e possui garras que uma Verdadeira Dona de Casa (Real Housewife, em referência ao reality show de mesmo nome) iria invejar”.

Fãs afrodescendentes e simpatizantes do movimento negro consideraram as piadas uma espécie de desserviço à imagem do herói. Mark Julian, do Comic Book Movie, ressaltou a falta de sensatez da revista ao tratar com descaso de um herói que já representa uma minoria literal nos filmes do estúdio – afinal de contas, basta olhar a equipe dos Vingadores no filme de 2012 para notar uma clara ausência de personagens etnicamente diversos.

A polêmica foi estendida para o Twitter, onde muitos fãs deram a sua opinião a respeito do assunto. O usuário Blerdman, por exemplo, disse que “Panteras não miam e reis de uma utopia africana não são como donas de casa de um reality show televisivo.”

O website We Are Wakanda, fez questão de “corrigir” a capa da revista, como se pode ver logo abaixo:

É de fato um pouco decepcionante ver o tratamento dado ao Pantera Negra, e ver como o humor – aqui, extremamente mal utilizado – provoca desentendimento. Ainda que muitos digam que as intenções dos editores da revista tenham sido inofensivas (o que realmente pode ser verdade), basta comparar quantos heróis brancos são apresentados com piadas que denigrem sua imagem como o que acabou de acontecer ao Pantera Negra – que aliás, depois de quase uma década, será o primeiro personagem negro a ganhar um filme solo no Universo Cinematográfico da Marvel.

Capitão América: Guerra Civil estreia no dia 28 de abril de 2016.

Fonte: Comic Book Movie

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux