Capa da Publicação

Batman V Superman – Coreógrafo fala sobre as lutas e a origem da Liga da Justiça!

Por Felipe de Lima

Como foi preparar as lutas entre Batman e Superman?

Fiquei fascinado. De verdade, eu gosto dos dois personagens mas eu realmente amo o Batman. Em 2007 eu quase trabalhei na segunda parte da trilogia de Christopher Nolan, mas algumas questões do contrato não foram resolvidas e acabou não dando certo. No fim das contas Snyder trouxe o Batman para esse projeto, dando uma origem para a Liga da Justiça. O que significa estar no comando de todas as sequencias que serão os próximos projetos do Snyder.

Qual função você teve no filme?

Eu preparei a coreografia para o coordenador de dublês e diretor de segunda unidade, Damon Caro, que já trabalha há anos com Snyder. Eu trabalhei com eles em 300, Sucker Punch e em Man of Steel, e na verdade, todo esses filmes foram minha escola. Para mim, Snyder é o maior nome relacionado a filmes de ação, ele é um especialista, mas às vezes ele nos da total liberdade para criarmos as lutas e fazermos a edição. Alem disso, estou encarregado de operar as câmeras para as cenas de ação, fazer a coreografia e de toda a composição de imagens para esse tipo de cenas.

O que você pode nos dizer sobre a historia?

Olha, a Warner Bros. é bastante rigorosa, então eu não posso dizer muito, mas não é surpresa nenhuma eu dizer que Batman e Superman ficarão cara a cara no filme. Essa é uma das cenas mais importantes e eu estava ativamente envolvido na criação da luta. A troca de socos e os movimentos físicos foram colocadas junto com meu parceiro Ryan Watson.

Existe a ideia de que o Batman não tem chance, e que o Superman vai esmaga-lo como um inseto. Mas quando você assistir ao filme, tem uma explicação muito inteligente do porquê eles irão se confrontar, apesar do Batman parecer estar totalmente em desvantagem.

Essas sim soam como uma lutas entre super heróis…

É claro! Imagine… Agora o Batman irá lutar do jeito que eu sempre sonhei… ele é um personagem tão bem treinado em artes marciais que você pode fazer um monte de coisas com ele, mas os cineastas normalmente não levam isso ao limite. Mesmo nos filmes de Nolan as cenas de açãonão são muito boas do ponto de vista técnico, como artes marciais, coreografia, filmagens, maus movimentos de câmera…

Mas hey,  não me interpretem mal, Nolan é ótimo. Eu beijaria seus pés. Ele fez estórias fascinantes, mas eu acho que não deu muita atenção para as lutas. Esse é tipo de detalhe que Snyder adora preparar. Acho que essa será a grande diferença quando você ver as lutas do Batman em comparação com as anteriores.

Quais são os tipos de cuidados que você tem de ter enquanto prepara essas cenas?

Um monte de coisas… você pode chegar e dizer “Bom, agora eu quero bater contra essa janela e quebra-la” mas ai te dizem “Não, não, pare!” porque não da pra ligar a câmera aqui ou ali por causa da iluminação ou porque não há uma extensão digital preparada em certo local.

Por exemplo, imagine uma luta fora de Gotham: Eu digo “Bem, nessa cena eu quero um ângulo visto de baixo pra cima quando ele estiver chutando” e me dizem “Não, olha, se você fizer por esse ângulo, custará mais $80.000 pra produção  porque nós teremos que adicionar a extensão digital dos prédios, das nuvens, melhor tentar um jeito que saia mais barato.” (risos)

Batman v Superman tem estreia marcada para o dia 25 de Março de 2016.

Fonte: Batman-News

Imagem de perfil
sobre o autor Felipe de Lima

Pelo poder da verdade, eu, enquanto vivo, conquistei o universo. Me segue no twitter @tearsgodown