Capa da Publicação

X-Men na Fox? Homem-Aranha na Sony? Entenda como funcionam os direitos dos personagens!

Por Fernando Maidana

Para responder a essas questões temos de voltar até um passado longínquo, mais precisamente para 1995. Em meados dos anos 90 a Marvel passava por uma crise sem precedentes. Na verdade, com precedentes, e mostrava os mesmos sinais que outras editoras sofreram antes de decretar falência. Temendo encontrar o mesmo destino de suas concorrentes e com os índices de venda esmagados pela DC, a única saída da Marvel foi vender os direitos cinematográficos de seus personagens para outras empresas. Capitão América, Hulk, X-Men, essas e muitas outras propriedades foram parar nas mãos de outros estúdios e deram um alívio financeiro para a Marvel. Apesar disso, poucos filmes foram produzidos à partir desses acordos, até que em 1998 a New Line Cinema mostrou o potencial das HQ’s no cinema com Blade, O Caçador de Vampiros.

wandaepietro

Por se tratarem de mutantes, a história original de Wanda e Pietro poderá ser contada em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, mas como também integraram os Vingadores, a Marvel não poderá relacionar a natureza mutante dos personagens em Era de Ultron.

Depois disso o jogo virou, a Warner/DC sofria uma decadência com péssimas adaptações cinematográficas e X-Men, de Bryan Singer, foi o impulso que faltava para colocar a Marvel de volta à ativa de uma vez por todas. Finalmente, em 2006, a Marvel Studios iniciou a empreitada de produzir os próprios filmes da empresa e mesmo com os principais nomes da editora vendidos para outros estúdios, a Marvel conseguiu aproveitar ao máximo os seus personagens e se transformar em um exemplo de como se produzir um filme de super-herói! Agora, para acabar com as dúvidas de uma vez por todas, abaixo vocês verão uma lista que explica que personagem está com qual estúdio.

20th Century Fox
– X-Men
– Quarteto Fantástio

Sony Pictures
– Homem-Aranha

Universal Pictures
– Namor

Lionsgate Entertainment
– Homem Coisa

Marvel
– Todas os outros personagens da editora incluindo Motoqueiro Fantasma, Demolidor, Blade e Justiceiro que tiveram seus direitos revertidos para a Casa das Ideias.

Obs.: Não foram considerados os personagens de linhas editoriais da Marvel Entertainment como Icon, Timely e Atlas Comics.

Para entender melhor, a galera da The Geek Twins preparou um infográfico que você pode ampliar clicando na imagem abaixo.

marvel-rights_4444x3556

post-18170-Leonardo-Dicaprio-raising-glas-Glmc

Isso é tudo! Nos vemos na próxima matéria!

Imagem de perfil
sobre o autor Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.