Capa da Publicação

Porque Batman: Silêncio deveria ser adaptado em uma animação da DC Comics!

Por Gus Fiaux

Muito do sucesso traçado pela DC em seus filmes animados vem do caminho pavimentado por grandes nomes como Bruce Timm e Dwayne McDuffie. Outro fator chave é a decisão da Warner Bros Animation de adaptar sempre as maiores e mais populares sagas e graphic novels da editora.

Porém, um dos arcos que os fãs sempre quiseram ver adaptado e nunca tiveram a chance é Batman – Silêncio.

A graphic novel de Jeph Loeb e Jim Lee bateu vários recordes de vendas e providenciou diversas camadas a personagens importantíssimos na mitologia do Cavaleiro das Trevas.

A história, lançada entre os anos de 2002 e 2003 trouxe Silêncio, um misterioso perseguidor que parece obcecado em sabotar a figura do Batman. Esse novo vilão acaba se tornando um dos maiores desafios do herói até então, e o grande mistério da história é revelado quando descobrimos que Silêncio é, na verdade, uma peça-chave no passado de Bruce Wayne.

O que diferencia Silêncio de outros arcos do Morcego é o fato de que a história ilumina vários personagens que ajudaram a modelar Gotham. O Coringa e outros vilões fazem suas aparições características, mas o destaque mesmo fica por conta do Charada, que tem um desenvolvimento surpreendente. Seria uma bela maneira de trazer vários vilões e coadjuvantes do Cavaleiro das Trevas para uma animação interligada, e se necessário, até mesmo com a roupagem visual dos Novos 52, uma vez que todas as animações recentes da DC parecem estar tentando seguir esse modelo.

O arco da Mulher-Gato é ainda melhor, uma vez que ela tem um destaque formidável, ao lado de algumas outras personagens femininas, se consolidando como uma aliada mortífera do Batman e terminando a série como rainha de Gotham, e ligada profissionalmente e amorosamente a Bruce Wayne.

Silêncio é uma grande história do Homem-Morcego, cujo final muda completamente a paisagem do universo do Batman, dando-lhe uma profundidade sem precedentes. E se isso é incrível por si só em uma graphic novel, por que não transformar em animação? E vocês, o que acham? Que outras sagas gostariam de ver adaptadas nas famosas animações da DC? Deixem nos comentários!

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux