Capa da Publicação

Gosto de Agentes da SHIELD e quero começar a ler as HQ’s! Por onde começar?

Por Fernando Maidana

Antes de integrar o Universo Cinematográfico, a SHIELD já era um elemento chave para as histórias de espionagem da Marvel. Comandada pelo seu líder de longa data, Nick Fury, a SHIELD protegia e encobertava as atividades super-humanas da população e, até mesmo, do próprio governo, não apenas dos Estados Unidos, mas de todo o mundo. Criada por Stan Lee e Jack Kirby em 1965, a instituição foi inspirada em filmes de espionagem como James Bond e O Agente da UNCLE, mas, durante muitos anos, suas histórias não passavam da clássica temática de cão e gato com a disputa entre SHIELD e HYDRA.

nick

Nick Fury

Em diversos momentos, a história da SHIELD se confunde com a de Nick Fury. O personagem foi introduzido como o líder do Comando Selvagem, uma força tática americana desenvolvida especialmente para lutar durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, Fury foi convidado a se juntar a um novo projeto, uma instituição de espionagem que atuaria durante a guerra fria combatendo nazistas infiltrados, terroristas e organizações secretas. Assim nascia a SHIELD.

Parecidas, mas diferentes.

Existem diversas diferenças entre a SHIELD do Universo Cinematográfico Marvel e sua contraparte das HQ’s. Agente Coulson, por exemplo, tornou-se o protagonista da série e foi de crucial importância para os eventos de Os Vingadores, mas o personagem foi criado exclusivamente para as telonas. A diferença mais clara está na etnia do líder da SHIELD, Nick Fury. No universo 616, o universo principal da Marvel, Nick Fury é caucasiano, mas, desde 2000, Nick Fury é representado como afrodescendente nas aventuras dos Supremos, que se passa no universo Ultimate. Inclusive, o visual de Fury foi inspirado em Samuel L. Jackson, que veio a interpretar o personagem no Universo Cinematográfico!

agente-coulson

Falou, falou e não disse nada! Afinal, por onde começo a leitura?

A SHIELD está intrinsecamente ligada ao Universo Marvel. Praticamente todas as histórias da editora possuem alguma relação com a organização. Mas, se quiserem conhecer um pouco mais da SHIELD, propriamente dita, talvez essas sejam as melhores sugestões:

Vingadores Secretos

Apesar do nome “Vingadores”, essa HQ gira em torno dos Agentes da SHIELD. Depois de Vingadores vs X-Men, a Marvel decidiu dar um novo início aos Vingadores Secretos e incorporar elementos do Universo Cinematográfico em suas aventuras. O time atual é liderado por Nick Fury Jr., Agente Coulson e Maria Hill e mostra os esforços da equipe em patrulhar e proteger a Terra. Na série, constantemente, o trio conta com a ajuda de Hulk, Viúva negra, Máquina de Combate e outros recrutas especiais para combater ameaças terroristas e inimigos clássicos como os Mestres do Terror.

nickagente

Nick Fury, Agente da SHIELD

Apesar de ter sido criada por Stan Lee e Jack Kirby, foi nas mãos de Jim Steranko que a SHIELD ganhou notoriedade dentro do Universo Marvel. Suas brilhantes histórias de espionagem aliadas à sensacional arte de Will Eisner, catapultaram de vez o nome de Nick Fury e sua organização. Nick Fury, Agente da SHIELD é uma das obras mais aclamadas da Era de Prata e retratou o líder da agência de espionagem como um agente à la James Bond, mulherengo, mas sem medo de manchar as mãos de sangue para alcançar seus objetivos.

Nick Fury vs SHIELD

Nick Fury é mais conhecido como o líder da SHIELD, mas nessa minissérie de 6 edições, o agente se viu forçado a combater sua própria organização que estava sendo tomada pela corrupção. A saga, escrita por Bob Harras e ilustrada por Paul Neary, mostrou a SHIELD como uma ameaça e é uma das histórias de espionagem favoritas dos fãs.

Imagem de perfil
sobre o autor Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.