Capa da Publicação

Shippers – Casais, Brigas e Muitas Amálgamas

Por Leo Gravena

3

Ok, ok. Já vou começar como se você tivesse quatro anos e sérios distúrbios de atenção, mas um Shipper é basicamente alguém que torce por um casal.#BOOM. Sim honey, você que estava ali, há oito anos gritando histericamente a cada cena da Jean Grey com o Wolverine em todos os filmes dos X-Men, tendo inúmeras brigas com aquela colega quenga que queria porque queria que Jean e Cycliope tivessem 1001 sórdidas noites de amor, enquanto você tenta explicar que o lider dos X-Men pertencia a Emma Frost… Novidade, você facilmente pode ser considerado um shipper!

Mas vamos às origens da palavra. Ship vem da palavra relationship ou relacionamento. Shipper é quem shippa. Eu shippo, tu shippas, todos shippa. Shippar ou Shipping é o ato anormal de propagação de sons não-humanos pelos Shippers. Mas calma, se você não entendeu nada disso, não se preocupe, ao final do texto você vai continuar entendendo o mesmo tanto. Porém irá ter consigo as imagens que queimarão seus olhos super fofas que ilustram o texto!

4 

Dizem por ai…” que os shippers mais fervorosos, assassinos e obcecados nasceram com The X-Files (sim, aquela série que você via nas madrugadas de sábado no SBT e que nem se lembra mais do que falava, mas sempre ouve alguém comparando com a 1ª temporada de Fringe). 

Dizem que esses shippers eram lokosdukoo para que Mulder e Scully caíssem na pegação no motel mais próximo. Claro que estava tudo muito perfeito, então um grupo de quengas nerds mal-amadas se uniu e criaram um grupinho hater, os NoRomos, que significaria “Sem Romance”. Se você está ai esperando que eu diga se Arquivo X teve um final bonitinho para o casal protagonista pode ficar chupando o dedo, só vi o Trailer do filme, mas “I Want to Believe” que eles ficaram juntos, deixando os romanos NoRomos mais lokosdukoo ainda.

Mas calminha aí, se a arte de shippar fosse só isso nem valeria uma postagem aqui e seria mais fácil colocar o link da Wikipedia (que é de onde tudo foi copiado mesmo), temos que ir mais além e nos aprofundarmos mais neste universo mágico, não? (Todos dizem SIM), primeiro vamos aprender os tipos de casais que podem ser shippados:

 

CANON:

6

Não sei de onde veio a palavra, não sei o que significa (acho que canhão) mas se refere àqueles casais que estão efetivamente estabelecidos no universo da série, como por exemplo Tempestade e Pantera Negra nos quadrinhos da Marvel.

Se há em algum momento intenção dos produtores em insinuar ou direcionar os personagens para uma interação de casal, eles se tornam automaticamente CANON, mesmo que não se beijem, namorem, casem e tenham um lindo casal de filhos no fim da história!

 

CULT:

7 

Também não tenho a mínima ideia do porque é chamado assim, mas quem liga, não é? Os shippers cults são aquele povo que shippa casais que não existem (Universos paralelos e fanfics não inclusos), sejam aqueles que definitivamente nunca estiveram nos planos dos produtores e roteiristas, como Batman e Canario Negro, ou os que sempre tiveram alguma espécie de tensão subentendida, mas que demorou para se confirmar como Superman e Mulher-Maravilha (que acabou virando canon nos Novos 52).

Alguns shippers cults sofrem a sina de passarem uma vida inteira esperando por uma coisa que não vai acontecer, enquanto outros se contentam com outras saídas, como seu casal favorito ser protagonista de algumas fanfictions (quase sempre eróticas) por aí. Entretanto, vez ou outra o desejo se realiza e o casal pode acabar se tornando Canon: Os já citados Mulher Maravilha e Superman, Vampira e Magneto, Shatterstar e Rictor estão ai para calar a boca de muita gente. 

01Shipper

 

SLASH:

Não, não tem nada a ver com o guitarrista do Guns N’ Roses, mas chegamos na seção Kit-MEC!! Esses são os casais GLSBT das histórias! Esse é para todos que choraram até ficarem desidratados quando Tara morreu em Buffy e não sabiam mais o que fazer sem seu casal lesco-lesco favorito! Ou para todos que amam as fic e fanvids de Pinto (não é isso o que você está pensando) e juram que Spock e Cap. Kirk se catam/catavam/catarão. Nos quadrinhos você pode ser bombardeado de fanarts, fanficts e pessoas totalmente pirando no tumblr a cada edição de Young Avengers ou X-Factor que sai e há sequer uma partezinha mais romântica de Wiccano e Hulkling, ou Shatterstar e Rictor. Uma curiosidade é que o nome desse tipo de shipper surgiu devido as fanfics de Star Trek, onde usavam uma barra (em inglês slash) para separar os nomes dos personagens, como “Kirk/Spock”.8

Recentemente o Slash está também MUITO envolvido no universo cinematográfico devido aos filmes dos Vingadores, atire a primeira pedra quem nunca sequer ouviu falar de gente arrancando os cabelos e jurando no corpo decrépito da avó que Stark e Steve Rogers estavam dando olhares sensuais durante o filme? (in)Felizmente isso é possível ser visto em qualquer lugar da internet… De verdade.

01Shippertomkat

REAIS:

Não sei se a classificação é real ou acabei de inventar (quem liga?), Os casais reais do mundo das celebridades sempre fazem sucessos com seus affairs, namoros e casamentos em Las Vegas que acabam em divórcio 72 horas depois. É um shipper que também pode ser considerado meio universal, já que inclui os três anteriores na mesma, com a pequena condição de que o casal shippado é formado por atores e celebridades em geral. Temos Brangelina, casal formado por Brad Pitt e Angelina Jolie, ou quem shippe Tim Burton e Helena Bonham Carter… ambém existe quem ache que atores deveriam estar e até desconfiam de que estão juntos, como Pinto, a linda combinação de Chris Pine e Zachary Quinto (disse que não era o que você estava pensando), os protagonistas da nova sequencia de filmes de Star Trek, melhor do que isso apenas os shippers de Katniss e Peeta, chamado de Peeniss.

Outra coisa que todo shipper ama são amálgamas. Não se assuste! Amálgama é simplesmente aquela combinação estranha de dois nomes, já mostrada acima. É bem simples e divertido, quando você pega o jeito já vai inventando naturalmente e até usa para falar com aquele casal dreckallah da sua sala, mais grudento que chiclete no verão.

9E então você deve estar pensando: o que esse povo faz, o que significa tudo isso? De onde vem os bebês? São perguntas difíceis, eu sei, mas além de substituir a falta de um relacionamento próprio shippar não é somente ficar torcendo. Um verdadeiro fã shipper vai atrás, luta por seu casal, manda tweets furiosos para os roteiristas e finge que está super ocupado sexta a noite, somente para ler aquela revista na qual você tem certeza de que vai ter aquela cena lifechanging! 

11Além disso e das várias mensagens em fóruns de séries, quadrinhos e filmes, os fãs fazem vários trabalhos artísticos, de vídeos à imagens, também se tem as fanfictions e até mesmo álbuns musicais dedicados especialmente ao casal! Verdade seja dita, algumas imagens fanmade (feitas por fãs) são muito boas, assim como algumas fanfictions (aquelas pequenas ou não histórias publicadas na net) são surpreendentemente melhores do que os rumos tomados pelos escritores.

Mas não vá pensado que o mundo shipper é essa bolha cor-de-rosa crocante com recheio de baunilha e gotas de chocolate, no mundo shipper tem GUERRA! E quem não ama uma boa briga, não é mesmo? Essas guerras normalmente ocorrem em séries teen, livros de vampiros e o resto a quatro, onde um triângulo amoroso divide os fãs que disputam sobre os casais preferidos. Mas no mundos dos super-heróis também temos algumas briguinhas, então vamos ver algumas das principais delas?

12

 

Ciclope X Jean Grey X Wolverine

Sem duvidas a maior guerra do universo Marvel, seja nos quadrinhos ou nos filmes, os mais tradicionalistas preferem a Dupla Marvel, com Ciclope e Jean, porém o baixinho Canadense sempre pareceu ter uma queda pela moça… Por enquanto ela está morta, Ciclope está com Emma Frost e Wolverine está com qualquer personagem feminina, normalmente oriental, que apareça para ele, porém pode ter-se certeza de que quando Jean Grey voltar, a luta entre o Time Wolverine e Time Cykes irá voltar maior do que nunca.

13

 

Emma Frost X Ciclope X Jean Grey

E se o coração de Jean era disputado por dois heróis, o de Ciclope é disputado por duas belas telepatas. Bem, pelo menos para os fãs. Nos quadrinhos, desde que foi possuído por Apocalipse Scott Summers nunca foi o mesmo, resultando no divorcio dele com a telepata ruiva. Após a morte dela, Ciclope encontrou apoio nos braços (braços para ficar romantico, porque na verdade foram nos peitos mesmo) de Emma Frost… Dizem por ai que Jean faz dele uma pessoa melhor, enquanto Emma o faz um líder verdadeiro. Fato é que muitas vezes o relacionamento de Cykes com a Rainha Branca é tratado como se fosse fútil, enquanto Jean é o verdadeiro amor de sua vida… Porém ambos os relacionamentos tem sempre muito a oferecer para as histórias…

14

 Batman X Mulher-Maravilha X Super-Homem

Ambos os casais são Canon em seus respectivos universos. Enquanto no desenho animado da Liga da Justiça Bruce e Diana formavam um casal, nos New 52, Diana e Clark estão “em um relacionamento sério” no facebook. Ainda assim os fãs discutem (e muito) sobre qual dos dois o coração da princesa amazona realmente pertence… Particularmente prefiro ela com o Super-Homem, mas ainda assim não há como negar que um relacionamento dela com o Batman nos quadrinhos ou filmes seria bem interessante de se ver.


15
Gwen X Peter Parker X Mary Jane

Mesmo nos quadrinhos Gwen ter morrido, e após isso Parker começar a namorar (e posteriormente se casar) com Mary Jane, nos filmes a coisa fica mais diferente, Na primeira trilogia do aracnídeo conhecemos diretamente Mary Jane, enquanto Gwen reservou-se a aparecer brevemente, com uma atriz avulsa e feia. Já no novo filme Gwen aparece primeiro e é impossível não se apaixonar por Emma Stone, assim criando uma leve guerra sobre qual dela o Homem-Aranha deveria namorar, para os fãs dos quadrinhos o triangulo amoroso é tratado de uma maneira bela e simples no clássico: “Homem-Aranha: Azul”, que está pronto para tirar as lagrimas do coração mais peludo.

16

Moça Maravilha X Superboy X Miss Marte

Para os fãs de Young Justice essa é facil, Superboy e Miss Marte ficaram juntos durante a primeira temporada, porém o relacionamento foi abalado com a chegada de Moça Maravilha que é a namorada do garoto nos quadrinhos. Isso gerou novamente uma onda de ódio similar a dos noRomos que diziam não ser necessário mais um triangulo amoroso no show, que até o momento já tinha tido três… Enfim, realmente não sei dizer o que aconteceu, mas achei Superboy e Miss Martian bonitinhos, então…

 

E é isso, pessoal. Vamos ficando por aqui e espero que você tenha entendido tudinho. Agora vai lá no tumblr, se acabar reblogando vídeos de Stoger e Pinto, mostrando tudo o que aprendeu aqui hoje. Depois você pode voltar e comentar quais seus shippers favoritos, para quem você torce ou se você só acha essa história toda uma grande bobagem…

 

Imagem de perfil
sobre o autor Leo Gravena

Editor-Chefe | @LeoGravena
"...It was never going to be okay..."