Capa da Publicação

O Lanterna Verde merece mais uma chance?

·
Por Fernando Maidana

Lanterna Verde poderia ter sido um grande filme. Na teoria, ele parecia ter todos os ingredientes para ser um grande sucesso, especialmente com o diretor de James Bond encabeçando a produção. Com um elenco impressionante que reunia nomes como Ryan Reynolds, Mark Strong e Michael Clarke Duncan, parecia ser o início de uma brilhante franquia. Infelizmente, não foi o que aconteceu. O roteiro do filme não convenceu, assim como as atuações do elenco. Algumas decisões como o traje inteiramente em computação gráfica e até mesmo a cena pós-créditos voltada exclusivamente para os fãs não ajudaram a convencer o público. O filme, que custou cerca de 200 milhões de dólares, arrecadou apenas 219 milhões e as notas nos sites especializados como Rotten Tomatoes (26), Metacritic (39) e IMDB (58) ajudam a reforçar o que falamos até aqui.

parallaxConsiderando que a Warner Bros se inspirou no aclamado reboot do Lanterna Verde, escrito por Geoff Johns para os Novos 52, é praticamente impossível imaginar porque as coisas ocorreram dessa maneira. Por que Parallax é uma grande nuvem marrom em vez do monstro aterrorizante dos quadrinhos? Essa é apenas uma das muitas questões que afligem o filme, e parece que nunca saberemos quem foi o responsável pelo fracasso do filme. É triste imaginar que se o filme tivesse alcançado os resultados esperados poderíamos ter mais um lançamento da DC ao lado de Homem de Aço de Zack Snyder e provavelmente os caminhos dos dois heróis se cruzariam em algum momento. Que oportunidade perdida!

A questão agora é saber se o Lanterna Verde merece um novo filme. Não é difícil imaginar que a Warner Bros esteja relutante quanto a continuar a explorar o personagem, seja em uma continuação ou reboot. Enquanto os fãs, mesmo que receosos, gostariam de ver o Hal Jordan voltar às telonas. Bem, Homem Aranha 3 foi um fracasso e mesmo assim O Espetacular Homem-Aranha conseguiu arrastar multidões ao cinema. Embora o filme tenha sido o menos bem sucedido da franquia, o resultado ainda foi o suficiente para Sony dar carta branca a mais 3 filmes da série. No entanto, a comparação não é tão justa. Homem Aranha é um daqueles personagens como Batman e Superman que sempre vai dar certo, já que grande parte do público o conhece. Assim, mesmo que Hal Jordan fosse deixado de lado e um novo líder como Simon Baz ou John Stewart fosse escolhido, dificilmente a Warner Bros se arriscaria a colocar um escritor ou diretor de peso para garantir o sucesso de um novo filme.

Provavelmente o personagem será incluído no planejado filme da Liga da Justiça, a partir disto a WB tem a chance de dar uma nova chance ao Lanterna Verde. Independentemente de qual versão eles escolham, se um novo ator conseguir ganhar popularidade suficiente na reunião dos super-heróis, pode ser que as portas se abram para uma nova oportunidade, bem como personagens como Aquaman e Mulher Maravilha. Qualquer Lanterna Verde tem uma tonelada de potencial, mesmo assim, um novo filme do herói pode ser uma aposta arriscada. Mesmo após a recente popularidade de Hulk em Os Vingadores, a Marvel Studios se mostra receosa em partir para um novo filme solo do Golias. (e diga-se de passagem, O Incrível Hulk passou longe de ser um fracasso).

Todos sabemos que tanto Hal Jordan, quanto qualquer outro dos Lanternas humanos, merecem uma chance para alcançar a glória nos cinemas, mas provavelmente só voltarão a ser explorados em uma franquia da Liga da Justiça. Como alternativa, o personagem poderia ao menos ser trazido para a TV, mas há questões orçamentais que tornariam essa probabilidade extremamente improvável. O fato é que Lanterna Verde de 2011 foi uma experiência fracassada da Warner Bros. e parece ter sido o culpado pelos estúdios não explorarem a enorme biblioteca de personagens da DC que tem à disposição. Por mais que eu queira ver A Noite Mais Densa ou Sinestro Corps War adaptada em live action, acho que teremos de aceitar que o Lanterna Verde não passará de um personagem de apoio assim como o Gavião Arqueiro ou a Viúva Negra para os Vingadores. No entanto, não custa nada acreditar que algum produtor, um dia, veja o brilho do herói sob um novo olhar…

lanternas

O que vocês acham?

Adaptado da CBM

Imagem de perfil
sobre o autor Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.