Homem-Aranha: As 10 versões mais bizarras do herói

Capa da Publicação

Homem-Aranha: As 10 versões mais bizarras do herói

Por Gus Fiaux

Um dos heróis mais consagrados das HQs, o Homem-Aranha já ganhou diversas versões na Marvel Comics, seja através das realidades alternativas ou até mesmo na própria continuidade principal da Casa das Ideias. Através dos anos, o Aranhaverso cresceu de uma maneira… bizarra.

E é por isso que aqui reunimos as 10 versões mais bizarras do Homem-Aranha – desde suas contrapartes animalescas até versões criadas especificamente para séries de TV!

Créditos: Marvel Comics

Imagem de capa do item

Cavaleiro-Aranha

Há alguns anos, a Marvel lançou Guerras Infinitas, a saga que veio para aproveitar o sucesso do terceiro filme dos Vingadores. Em meio à trama, conhecemos uma realidade que era composta pelas "fusões" dos principais heróis da editora - dentre os quais, o Cavaleiro Aranha.

Uma fusão do Amigão da Vizinhança com o Cavaleiro da Lua, essa versão é conhecida por ter uma origem parecida com a do Batman - ele perdeu seus tios em um beco escuro de Nova York. No entanto, seus poderes foram adquiridos graças à picada de uma aranha mística.

Imagem de capa do item

Porco-Aranha

Embora seja amado pelos fãs - ainda mais depois de sua aparição em Homem-Aranha no Aranhaverso - o Porco-Aranha é um dos personagens mais bizarros da Marvel. Ele vem de um universo habitado por animais antropomórficos, como uma paródia dos Looney Tunes.

Peter era uma aranha que vivia no porão de May Porker, uma porca inventora que, certo dia, acabou ficando irradiada após um experimento científico e mordeu a aranha. Peter então percebe que não é mais uma aranha, e passa a salvar a cidade em seu alter ego heroico, o Porco-Aranha.

Imagem de capa do item

Homem-Aranhas

Por falar em versões animalescas bizarras do Amigão da Vizinhança, há um personagem bem curioso que apareceu poucas vezes mas deixou uma impressão duradoura para os fãs do Homem-Aranha - especialmente os fãs com aracnofobia. Estou falando do Homem-Aranhas.

O personagem vem da Terra-11580 e é, na realidade, um amontoado de aranhas que possuem uma mentalidade coletiva e que acreditam ser, unidas, uma encarnação de Peter Parker. Não há nada mais apavorante que um grande bolo de aranhas reunidas andando por aí...

Imagem de capa do item

Aranha-Humana

E o que seria mais apavorante que um exército de pequenas aranhas? Que tal uma aranha gigante? Essa é a maldição do Aranha-Humana, uma versão alternativa do personagem que é resultado de vários experimentos que Peter Parker fez para "se curar" de seus poderes.

Certa vez, o herói chegou a ficar com essa aparência na Terra-616, o universo principal da Marvel, mas logo voltou ao normal. No entanto, há versões de outras realidades que não tiveram tanta sorte, e que precisaram conviver permanentemente com essa aparência terrível.

Imagem de capa do item

Lançador de Teia

Um dos personagens mais bizarros criados pela Marvel, o Lançador de Teia não vem de um futuro alternativo ou de uma realidade distópica. Em vez disso, ele é da Terra-616, do planeta Eurth, um mundo fantástico inspirado nas lendas do Rei Arthur.

Esse personagem é conhecido por encontrar a Viúva da Teia (uma versão alternativa da Madame Teia), que lhe garante poderes com a condição de que ele não os usaria para ganhos pessoais. Ao usá-los para salvar seu tio, ele ativa uma maldição e vira uma criatura monstruosa.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha Zumbi

Quem conhece o universo de Zumbis Marvel sabe que não faltam nojeiras e coisas absurdas envolvendo os maiores heróis da Casa das Ideias. Nem mesmo o Homem-Aranha conseguiu se safar de ser infectado pelo vírus zumbi, o que resultou em uma versão poderosa e perigosa do herói.

Após tentar salvar uma pessoa de ser devorada por uma multidão de zumbis, Peter Parker fracassa e acaba sendo contaminado. Ao retornar para sua casa, ele encontra Tia May e Mary Jane Watson. Sucumbindo aos ferimentos, ele se torna um zumbi e devora as duas...

Imagem de capa do item

O Aranha

Marvel 1602 é uma das histórias mais criativas e geniais da Marvel, saída diretamente da mente engenhosa de Neil Gaiman. Na trama, temos Peter Parquagh, um leal assistente para o cavaleiro Sir Nicholas Fury. Apesar de não aparentar, ele tem uma identidade secreta.

Nesse universo, após ser picado por uma aranha mística, ele acaba se transformando no Aranha. Ele se apaixona por Virginia Dare, uma figura histórica real - a primeira criança da Inglaterra a nascer no Novo Mundo. Infelizmente, Virginia morre pelas mãos do Duende Verde.

Imagem de capa do item

Homem-Aranha 2211

Um viajante temporal vindo do ano de 2211, Max Borne é o Homem-Aranha de sua realidade, um entre diversos Amigões da Vizinhança que vêm de futuros alternativos e distópicos. Ele faz parte de uma espécie de "polícia temporal", que tenta impedir distúrbios no espaço-tempo.

Um grande fã do Homem-Aranha original, Max criou um traje inspirado pelo do herói, mas com uma armadura super-resistente e braços mecânicos como o do Dr. Octopus. O curioso é que a maior inimiga de Max é a Duende Macabra de 2211 - sua própria filha!

Imagem de capa do item

Senhora-Aranha

Por mais que Peter Parker tenha diversas versões diferentes nas muitas realidades do Multiverso Marvel, é importante pensar que outras pessoas já adotaram o manto do Homem-Aranha - como é o caso de May Parker, que acaba se tornando a Senhora-Aranha.

A personagem foi criada nas revistas da linha What If?, e vem de uma realidade onde a Tia May foi até a excursão escolar onde estava seu sobrinho para entregar a ele o lanche que ele tinha esquecido em casa. Lá, ela foi picada pela aranha radioativa e se tornou uma heroína muito divertida.

Imagem de capa do item

Supaidaman

Por fora, o Homem-Aranha Japonês pode até parecer uma versão bem fiel do Peter Parker que conhecemos nas HQs. Porém, não se deixe enganar pelo traje. Na clássica série, o herói é alter ego de Takuya Yamashiro, protagonista de um divertido tokusatsu.

Se você não sabe o que isso significa, basta imaginar o Homem-Aranha enfrentando monstros alienígenas e robôs gigantes, como se ele fosse um dos Power Rangers. Ele até mesmo tinha seu próprio "megazord", conhecido como Leopardon.