Quem é Venom? A história do personagem e como fazê-lo funcionar nas telonas!

Capa da Publicação

Quem é Venom? A história do personagem e como fazê-lo funcionar nas telonas!

Por Fernando Maidana

Venom nasceu da parceria entre David Michelinie, Mike Zeck e Todd McFarlane em meio aos eventos das Guerras Secretas. Trata-se de um organismo alienígena capaz de se fundir com qualquer organismo vivo e alterar propriedades físicas e químicas de seu hospedeiro.

quenhe

Assim como diversos personagens que foram adaptados de uma mídia para outra, a origem de Venom já teve diversas interpretações. Mas, essencialmente, trata-se de uma versão sombria e pirada do Homem-Aranha.

Originalmente, Venom foi criado como um traje alienígena que o cabeça de teia usou durante certo tempo até perceber que tratava-se de um organismo vivo. Rejeitado por Peter Parker, o simbionte passou a nutrir um ódio pelo Homem-Aranha e convenientemente seu próximo hospedeiro foi um cara chamado Eddie Brock, um repórter que já tinha seus desentendimentos com o amigo da vizinhança.

Depois de uma série de histórias atormentando a vida do pobre Peter Parker, a estrela do simbionte começou a brilhar mais do que a do próprio protagonista, levando a Marvel Comics a criar uma série solo para Venom. Chamado de “O Protetor Letal”, Venom começou a combater o crime na cidade de San Francisco em uma série de eventos onde enfrentou Juggernaut, um exército de Mini-Duendes-Verdes e até mesmo se tornou um agente do Governo.

A década de 90 foi uma época estranha e depois de uma série de aventuras alternando entre herói e vilão, o simbionte decidiu que precisava de um novo hospedeiro. O ex-inimigo do Homem-Aranha, Mac Gargan, o Escorpião, teve sua chance de ser o homem por trás dos dentes e depois de enfrentar o cabeça de teia em diversas situações e se tornar um membro dos Vingadores Sombrios,a era de Gargan, como Venom, também teve seu fim.

Mais recentemente, o simbionte decidiu habitar o corpo do amigo e ex-bully de Peter Parker Flash Thompson, que decidiu usar seus poderes para o bem! Trabalhando em missões para o governo depois de perder suas pernas no Oriente Médio, Thompson teve sua chance de brilhar e até mesmo entrou para os Vingadores Secretos. Recentemente, foi anunciado como o mais novo membro dos Guardiões da Galáxia.

ultimatevenom

No Ultiverso da Marvel, que é basicamente uma releitura do universo principal em uma roupagem mais moderna, Venom é o resultado dos experimentos dos pais de Peter e Eddie, que tentavam desenvolver uma cura para o câncer. “O Traje”, como ficou conhecido, foi herdado por Eddie por este ser merecedor de seu legado, mas ele também está diretamente ligado à Peter. O Traje age muito mais como um Vampiro do que qualquer outra coisa, sugando a vitalidade das pessoas para se alimentar e tornando-se cada vez maior e mais monstruoso.

O Universo Ultimate merece ser mencionado já que a franquia do Espetacular Homem-Aranha tem tirado a maior parte de sua inspiração dessa versão da história e, como já foi sugerido, o pai de Peter Parker parece estar diretamente ligado à criação dos inimigos do Homem-Aranha, o que tornaria essa versão muito mais lógica.

howstuffworks

Imagino que vocês já tenham assistido Homem-Aranha 3. E imagino também que muitos tenham se decepcionado com diversos elementos do filme. Embora, em minha opinião, Topher Grace tenha se saído bem como Eddie Brock, ele ainda estava longe do brucutu dos quadrinhos com o qual estávamos acostumados.

Brock era, por natureza, um mentiroso que distorcia os eventos em sua cabeça para fazê-lo seguir na direção que achasse conveniente. Ele culpa o Homem-Aranha por sua incapacidade de assumir a responsabilidade pelos erros que ele mesmo cometeu.

Não sabemos como Venom será retratado nos filmes, ou mesmo se ele irá fazer uma aparição antes de seu filme solo, mas existem alguns pontos que devem ser levados em conta para que o personagem se una de vez ao coração dos fãs!

1° Faça-o assustador!

Antes de Venom se tornar popular e se transformar no Anti-herói que todos amam, seria interessante mostrá-lo visitando a casa de Peter e ajudando Tia May a colocar as roupas na máquina de lavar. Cada vez que ela ficasse de costas ele sorriria para Peter e mostraria que o simbionte está ali, pronto para fazer a próxima vítima. Isso daria uma ideia do quão louco ele é e do que ele é capaz. Venom não é um inimigo comum que o Homem-Aranha simplesmente nocauteia e deixa pendurado em um poste. Ele representa uma ameaça real a Peter, ele conhece seus segredos e aparece em seus pesadelos.

2° Mantenha-o assustador!

O fato de Venom ser o protagonista de um filme não quer dizer, necessariamente, que ele tem de ser um herói. Claro, ele até pode lutar contra o crime, mas precisamos lembrar que, acima de tudo, Eddie Brock é insano! Mesmo combatendo o crime, ele ainda mata os bandidos que encontra pela frente e conversa coisas sem sentido com o próprio simbionte.

3° Torne-o único!

Na trilogia de Sam Raimi, se vocês repararem bem, quase todo vilão é uma releitura do próprio cabeça de teia como uma espécie de “Um Peter Parker que deu errado”. A essência do personagem é justamente essa, mas Venom é muito mais do que uma versão sombria do Homem-Aranha, do mesmo modo que Eddie não é só um Peter Parker que deu errado. Eles tem muitas similaridades, é verdade, mas são personagens completamente diferentes e devem ser tratados como tal.

Como um grande fã do simbionte, só posso torcer para que a Sony não desaponte os admiradores de Venom e saibam dar a ele um tratamento digno que agrade tanto a nós quanto ao público em geral. E pelo andar da carruagem, acho que posso ficar tranquilo quanto a isso.

Adaptado da Collider