Pelo fim da guerra entre Marvel e DC

Capa da Publicação

Pelo fim da guerra entre Marvel e DC

Por Fernando Maidana

Meu super-herói favorito não pertence a nenhuma das grandes editoras, mas eu cresci lendo e amando tanto a DC quanto a Marvel. Ainda lembro de uma festa a fantasia em que usei a roupa do Batman, mas fiz questão de carregar meus bonequinhos do Wolverine e do cabeça de teia. Eu entendo o porquê de certas pessoas preferirem uma companhia à outra, entendo perfeitamente, mas acho desnecessária a constante expressão de ódio pela DC ou pela Marvel. Quando éramos pequenos não nos importávamos com isso, por que não podemos simplesmente guardar nossos pensamentos dentro de nós mesmos e seguirmos em frente?

O que mais acho engraçado é o tempo que muitas pessoas desperdiçam somente para tentar provar seu ponto de vista. Entenda uma coisa: por mais que você demonstre seu ódio, critique, esperneie e fale mal, você não vai mudar a opinião de quem está do outro lado do computador e muito menos influenciar no que as editoras irão fazer. Você acha que a Marvel vai entrar aqui no blog, ler comentário por comentário e decidir lançar uma nova edição de Era de Ultron para alterar o final? Ou que a DC resolva atender aos pedidos desesperados dos fanboys e enviar uma carta à Warner para cancelar a nomeação de Ben Affleck como próximo Cavaleiro das Trevas? É claro que não! Decisões importantes são tomadas por uma equipe de pessoas responsáveis por trás das grandes empresas. Falar por falar é puro desperdício de tempo.

Negócios são como os esportes, as empresas vivem da competição. Tanto a Marvel quanto a DC se preocupam em ter a melhor equipe “jogando” para elas. Mesmo assim, não significa que o respeito não pode existir entre ambas. Eu acho que isso é algo que as pessoas deveriam perceber. Joss Whedon demonstrou apoio à decisão da Warner/DC de nomear Ben Affleck como novo Batman. Johnathan Nolan escreveu uma nota elogiando o trabalho de Joss Whedon em Vingadores. Percebam como há respeito entre as pessoas que trabalham para companhias rivais.

O que temos de perceber é que a competição entre as empresas nos proporciona grandes filmes, grandes histórias em quadrinhos, grandes jogos… Mas a guerra entre os fãs é um grande desperdício de tempo. Temos de ser um pouco mais como as crianças que um dia já fomos e não nos preocuparmos em defender cegamente um personagem pela marca que ele carrega, mas voltarmos nossos olhos para os heróis que gostaríamos de ser e os ideais que moldaram nosso caráter. Demonstrar sua opinião é necessário, mas de forma racional e respeitosa. Toda essa guerra entre Marvel e DC é ridícula. Ninguém vence no final. Se você é um grande fã das HQ’s, passe menos tempo discutindo e mais tempo lendo HQ’s. Reavalie suas prioridades e aprenda o que é ser um fã de verdade.

Quem é um verdadeiro fã de Histórias em Quadrinhos não se preocupa em criticar o futuro da editora rival por pura birra, mas sim, espera uma trama bem trabalhada que dê orgulho de exibir em sua prateleira de HQ’s ou filmes.

amigos para sempre lalalala